Marcadores


Encontre no blog. É só digitar

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

EU LI: Flor-cadáver

Maior flor do mundo desabrocha pela primeira vez no Brasil

Um exemplar raro da espécie Amorphophallus titanum, mais conhecida como "flor-cadáver", desabrochou neste domingo (19), no Jardim Botânico Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. A planta originária da Indonésia, que pesa cerca de 20 quilos, floresce pela primeira vez na América Latina. O último registro de desabrochamento dessa espécie se deu em julho deste ano, em Tóquio, no Japão.

Apesar de ser conhecida como a "maior flor do mundo", a gigantesca estrutura, que pode ser conferida por apenas três dias antes que murche, é, na verdade, uma inflorescência, ou seja, uma estrutura que sustenta um conjunto de flores.

Medindo cerca de 3 metros de altura, ela exala um odor semelhante ao de carne apodrecida, por isso o apelido de "flor-cadáver". De acordo com cientistas, o mecanismo serve para atrair insetos, que são seus polinizadores.

A planta também possui um caule gigante subterrâneo, como uma batata, que produz as flores a cada dois anos, depois de 10 a 12 anos de germinação da semente.

(Fonte: Terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário