Marcadores


Encontre no blog. É só digitar

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESCREVENDO: Corrente de oração





















Recebi, há alguns dias, via Orkut, enviada por uma amiga, uma corrente com uma – assim consta – oração. Bem, eu já tive oportunidade de dizer que não gosto de correntes.

Então, com muito carinho, respondi à minha amiga, cujo nome omito para não expô-la. Daí surgiu um pequeno debate virtual entre nós, que reproduzo abaixo.

Eis a corrente que (...) me enviou, reproduzida com todos os erros de português de quem a construiu:

AO USAR O COMPUTADOR DESCOBRI QUE POSSO FAZER ALGO P/GLORIFICAR O NOME DO SENHOR. E VEIO-ME A VONTADE DE ORAR POR VOCÊ. VAMOS ORAR?

DEUS EM NOME DO TEU FILHO AMADO JESUS CRISTO, PEÇO NESTA HORA QUE O SENHOR ABENÇOE ESTA VIDA COM TODA A SORTE DE BENÇÃO. SEJA ELA NA, FÍSICA, FINANCEIRA, ESPIRITUAL, CONJUGAL, FAMILIAR...

PAI! SE POR ALGUM MOTIVO O INIMIGO ESTEJA TRAMANDO ALGO
P/ATRAPALHAR OS SEUS PLANOS E SONHOS, NESTA HORA SEJA DESFEITO TODO MAL EM NOME DO SENHOR JESUS.

ENVIA ANJOS AO REDOR DESTA VIDA, ENTREGA NAS MÃOS DELA A SUA VITÓRIA, P/QUE O SEU NOME SEJA GLORIFICADO ATRAVÉS DESTA ORAÇÃO.

E SE VOCÊ CRÊ ESTARÁ CONCORDANDO AO RETORNAR ESTA ORAÇÃO A QUEM LHE ENVIOU E ASSIM TODOS NÓS SEREMOS ABENÇOADO EM NOME DO SENHOR JESUS.

ENVIE A QUANTAS PESSOAS DESEJAREM. ASSIM ESTAREMOS GLORIFICANDO O NOME DO SENHOR ATRAVÉS DA ORAÇÃO. FICA NA PAZ

Então encaminhei à minha amiga o comentário que segue:

Obrigado pelo carinho, mas, pelo que eu conheço de Jesus, este tipo de oração não funciona e, se me permite opinar, não glorifica em nada o nome de Jesus. O dia em que você quiser orar por mim, ou por quem quer que seja (e devemos fazer isso por todas as pessoas), siga a orientação do próprio Jesus: entre no seu quarto, feche a porta e ore. Talvez eu nunca saiba: mas o PAI, que sabe todas as coisas, lhe ouvirá e, se lhe aprouver, atenderá a sua oração.

Abraço fraterno.


Ela replicou:

As pessoas usam a internet para fazer muitas coisas frívolas e até maldades, porque não podemos reverter isso e usarmos para levar a palavra de Deus para lembrarmos alguém de entrar na presença do altíssimo para orar... Tem pessoas que precisam apenas de uma palavra de Deus e aprendi que quando falamos de Jesus a palavra nunca volta vazia. Fique na paz.

E acrescentou num segundo recado:

Eu acredito que toda a oração vinda do coração é ouvida por Deus, e que devemos sim orarmos em nosso quarto, mas também orarmos em qualquer lugar. Eu semana passada estive quase em um acidente e meu filho poderia ter morrido, ali naquele momento eu orei ao Senhor ao voz alta e pedi socorro e Jesus nos libertou daquele acidente no exato momento... Se eu tivesse que me recolher em um quarto para pedir isso a Ele, meu filho hoje estaria morto... Fique na paz de Jesus Cristo...

Aí eu falei em tréplica:

Bom dia amiga. Em primeiro lugar eu quero lhe dizer que fico muito feliz com o livramento experimentado por seu filho e, ainda, que, creio sim, pode ter sido em resposta à sua oração.

Quanto ao meu comentário, eu não quis dizer, jamais, que só se pode orar no quarto, até porque Jesus não orava só no quarto e eu, como discípulo dele, também oro em qualquer lugar. O que eu disse é que aquele tipo de oração que você me mandou, impessoal, pré-fabricada, técnica e que circula na grande rede sem expressar, necessariamente, o sentimento de quem a envia para a pessoa a quem se envia, em minha opinião, pelo que eu conheço de Jesus, não funciona.

Eu tenho certeza de que, no dia em que você teve de clamar a Deus pelo seu filho, você não usou uma oração PRÉ-FABRICADA. Ou usou?

No demais, é bom saber que você é uma mulher que ora e, mais ainda, que ora por mim.
Abraço fraterno.

Então, não conformada, ele escreveu mais uma vez:

Que Jesus esteja entre nós e clareie nossas mentes para que possamos nos expressar da forma como ele deseja e que possa agradar aos corações daqueles que as recebem. Desculpe por não ter agradado o seu coração, mas apenas achei a mensagem bonita e principalmente por nos fazer lembrar de Deus e tive o sentimento de mandar aos meus amigos, selecionados a dedo, às pessoas que amo, e o meu sentimento foi tão somente de pedir a Deus que entre na casa daquela pessoa naquele momento, trazendo graça e paz. Essa foi e é a intenção de quem envia mensagens de Deus. É o que acredito, pois ninguém vai ficar perdendo tempo em falar de Deus, sem que seu coração esteja voltado pra Ele. Acho melhor falarmos e mandarmos mensagens fabricadas pelo homem, mas que falem de Deus do que mandar os absurdos que muitas vezes recebemos na internet.

Aí eu achei que era hora de encerrar o debate. E você: o que você acha disso tudo?

Um comentário:

  1. Bom Paulo, eu não discordo nem de você e nem dela, pois a intenção é a que vale. Eu penso da seguinte forma, tudo acontece com a "permissão" de deus, então vamos imaginar que alguém em algum lugar, e nem precisa ser alguma pessoa a qual ela enviou a mensagem, vamos dizer que aquela pessoa estava prestes a cometer alguma atrocidade e antes de sair de casa, por "algum motivo" ela resolve entrar no Orkut para ver seus recados e lê essa oração. Deus poderia usar essa oração pré-fabricada para passar a informação que aquela pessoa precisava. Por outro lado a oração pré-fabricada iria atingir muitas pessoas com o objetivo errado da mensagem.
    Mas quem sou eu pra julgar as permissões de Deus?

    ResponderExcluir