“No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus” (João 1:35-36).
SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO
(Uma mensagem de natal)
Você já parou para pensar em como seria um mundo sem Jesus? Quem ousaria dar a sua opinião?
Na Bíblia encontramos histórias interessantes, envolvendo os mais diversos servos de Deus.
Lembro-me de Noé acerca do qual a Bíblia diz: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7)
Noé, chamado por Deus, crê em sua palavra, aceita a incumbência, prega a justiça enquanto constrói a arca. Noé depositou toda a sua fé em Deus.
Lembro-me de Abraão, acerca do qual se diz: “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:8-10).
Abraão foi o exemplo de obediência pronta e confiança absoluta. É homem de devoção e de fé, ‘inda que a promessa seja o impossível. Deus falou? Abraão crê.
Outro personagem interessante é José. José é o herói da história que tem os seguintes capítulos:
a) É o amado do pai;
b) Objeto da inveja dos irmãos;
c) Foi vendido como escravo;
d) Transformou-se num veículo de bênçãos, conforme a seguir se lê: “E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo”. (Gênesis 39:5)
e) Resistiu às mais severas provações (prisão, assédio, injustiças etc).
f) Cria consistentemente nas promessas de Deus “Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos” (Ver Hebreus 11:22).
E o que dizer de Moisés? Homem de Deus, tipo de Cristo, líder do povo. Exemplo de homem que renuncia a um mundo de possibilidades (poder, prestígio, glórias, riquezas etc.) e opta por Deus. “Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado” ( Heb.11:24-25).
Davi, o rei segundo o coração de Deus. “E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13:22); o guerreador das batalhas do Senhor; o homem dos salmos (já imaginou uma Bíblia sem o Salmo 23? “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará...”); o ascendente de Cristo (Atos 13:23).
Jó. O primeiro versículo do livro que leva o seu nome, diz: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1:1). — Jó é exemplo de lealdade na incompreensão, no sofrimento. É exemplo de fé que persevera, confia e aguarda. Da fé que não se esvai, mesmo quando se tem a carne apodrecendo. Da fé que declara “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25-26).
Daniel. Servo que preza pela pureza. “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”(Daniel 1:8); que depende de Deus “Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros; para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia”(Daniel 2:17-18) ; que glorifica a Deus (2:27-28); que não abandona a prática da oração a despeito das ameaças (6:10 . Daniel, servo do Deus vivo na corte da Babilônia.
— Paulo. Homem de Deus cuja vida é gasta no altar do Senhor. O homem de 13 cartas inseridas no Novo Testamento. O homem que luta pela causa do Senhor, encerra a carreira fiel ao Senhor e aguarda as promessas do Senhor. “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4:6-7).
Aí você pergunta: Afinal, vai falar de Natal ou de heróis bíblicos?
Qual é mesmo o título da mensagem?
Pois bem, se Jesus não tivesse nascido, não teríamos as cartas de Paulo, porque também não teríamos Bíblia tampouco teríamos Paulo.
Não conheceríamos o bom exemplo de Daniel, porque também não teríamos Daniel;
Não conheceríamos a história da perseverança de Jó, porque também Jó não teria existido;
Davi não comporia lindos salmos e nem seria o rei segundo o coração de Deus, porque também não haveria um Davi;
Moisés? Não. Não haveria Moisés e nem Pentateuco;
A bonita história envolvendo José e sua venda para o Egito não existiria, porque também não existiria Egito e tampouco José.
Abraão não seria exemplo de fé e nem entregaria Isaque a Deus e nem participaria da parábola do rico e Lázaro, porque também não haveria rico, nem Lázaro, nem Isaque e nem Abraão.
Não haveria o dilúvio e tampouco a arca da salvação para Noé, porque também não haveria salvação e nem Noé. E ainda que existissem, não haveria esperança nenhuma de salvação para eles, porque a salvação só é possível em Jesus Cristo.
Heresia? Absolutamente.
— Quando decidiu criar o mundo e dele criar o homem, Deus, em sua onisciência, sabia que este iria aprontar. Foi aí que, em sua onisciência e justiça proveu antes da fundação do mundo, a possibilidade de salvação para o homem no Jesus, que haveria de nascer, acerca do qual a Bíblia diz: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).
Em outras palavras, o que se afirma é que a salvação precede a criação.
Deus só cria o homem, apesar de saber que este vai pecar, porque já tem preparado para este a salvação em Jesus Cristo. No Jesus cujo Natal comemoramos.
Se Jesus não tivesse nascido, você não seria membro de igreja, porque também você não existiria e nem haveria igreja.
Louvemos, pois, a Deus, porque Jesus nasceu.
Assim podemos conhecer preciosas histórias como a de Noé, Abraão, José etc. Porque assim podemos existir e fazer a nossa própria história, uma história de lutas, quedas e vitórias; uma história que começa aqui e continua pela eternidade sem fim, o que não seria possível, se Jesus não tivesse nascido.
Feliz Natal pra você!
Paulo Natalino Dian
Nenhum comentário:
Postar um comentário